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Sete tendências digitais para 2016

admin, fev 2016

O ambiente do marketing tem passado por mudanças e avança cada vez mais rápido. É importante moldar-se ao novo usuário, aquele que espera uma experiência digital mais personalizada e humana. Aposte nas plataformas de marketing integradas para automatizar suas estratégias, ferramentas sofisticadas como um website responsivo, e-commerce, redes sociais, conteúdo e SEO com o objetivo de formar um sistema integrado e eficiente que seja capaz de atrair clientes e aumentar as vendas.

Há quem diga que o ano só começa depois do carnaval. Sendo assim, ainda dá tempo para você se atualizar das tendências digitais que dominarão em 2016. Dá uma olhada:

 

 

Conteúdo é bom, mas se for interativo é ainda melhor

O conteúdo de qualidade está crescendo. Ele não só é a chave para uma boa estratégia inbound marketing, como um gerador de resultados, que ajuda tanto no posicionamento digital como também na confiança e na atração do público. Alguns estudos já comprovaram: empresas que possuem um blog geram 67% mais oportunidades de venda mensalmente do que as que não o fazem.

Em 2016 vamos ver muitos conteúdos interativos: quiz, gifs, imagens, vídeos e anúncios capazes de criar um diálogo entre o público e a empresa. Isso porque esses conteúdos engajam o usuário de uma forma a proporcionar uma experiência única ao consumidor. E o melhor: o conteúdo visual também irá servir para melhorar seu ranking de SEO (já falamos sobre isso aqui no blog).

 

 

Conteúdo personalizado não é mais uma opção

Nesses novos tempos a estratégia tradicional de se ajustar a todos em termos de conteúdo já não funciona. Vivemos num mundo onde os serviços de streaming de musica como Spotify e Pandora permitem criar listas de reprodução personalizadas e escolher as estações de rádio. Além disso, os sites de e-commerce como Amazon mostram aos compradores sugestões de compras personalizadas. Ou seja, a incorporação de personalização na estratégia dos profissionais de marketing tornou-se algo imprescindível.

 

 

O dispositivo móvel está com tudo – e a responsividade é lei

Os dispositivos móveis eram chamados de “a segunda tela”, mas isso já mudou. Hoje, o mobile é a primera tela para a maioria dos usuários. Para comprovar isso, basta ver que 75% das entradas no Facebook provêm de dispositivos móveis e é evidente que os smartphones são o centro da atenção. No brasil, este numero ainda é menor que o acesso via desktop, mas está crescendo rapidamente.

Por isso, é muito importante que seu website, blog ou rede de contato com o público acompanhe essas tecnologias. Em 2016, todos os novos sites já deverão ser desenvolvidos de maneira responsiva, ou seja, ajustando-se a qualquer tamanho de tela – seja ela de um computador, de um tablet ou de um smartphone.

Fora isso, a experiência é fundamental para a decisão da compra. Imagine você entrando em uma loja física onde tem um piso mal acabado, com dificuldades de encontrar algum produto que deseja. No ambiente digital ainda é mais crítico, pois você não tem a figura do vendedor que poderia salvar aquela venda.

Então, se você ainda não tem um canal digital responsivo, coloque então na sua lista de prioridades deste ano. Estudos mostram que mais do que nunca as pessoas utilizam o mobile e você não pode mais ficar fora dessa.

 

 

Não se atenha ao Facebook: ouse nas redes sociais

Além dos clássicos Facebook, Instagram e Twitter, existem outras redes sociais que merecem sua atenção. Ferramentas como o Vimeo, o Google+ e o Pinterest são muito interessantes por possuírem diversas maneiras de segmentação do público de acordo com o seu interesse, sendo assim, acabam tornando-se alternativas válidas para se criar estratégias diferenciadas de divulgação.

O Vimeo é uma rede social para upload de vídeos de alta qualidade audiovisual, o que é de grande utilidade para marcas que procuram criar campanhas mais requintadas, ou se restringir a determinado usuário.

Já o Google+ oferece vinculação ao Blogger e ao YouTube, podendo ser ideal para divulgação do produto em tempo real através do Hangouts, onde a aproximação com o público é muito mais efetiva.

Pinterest  é o favorito dos consumidores ligados à decoração, moda, beleza, alimentação e lazer, já que nessa ferramenta é possível encontrar pessoas com os mesmos gostos, através do gerenciamento de imagens relacionadas.

 

 

Video is the new black

Só no Facebook, mais de um bilhão de vídeos são assistidos todos os dias – 65% deles através de dispositivos móveis. O uso e a produção de vídeos crescerammuito nos últimos anos e as empresas estão começando a ver resultados. Os vídeos nas plataformas de vendas e-commerce, por exemplo, chegam a aumentar o tamanho dos carrinhos em até 174%.

Assim como a internet evolui, a forma como consumimos conteúdo também. Através do sucesso do YouTube, em 2015, as plataformas de vídeo se consolidaram como uma das principais maneiras de transmitir conteúdo. Com vídeos, é possível alcançar uma taxa de conversão e engajamento dos usuários muito mais elevada do que de outras maneiras. Além disso, estudos mostram que os visitantes ficam dois minutos a mais em uma página se ela tiver um vídeo. Já pensou em experimentar essa nova estratégia?

 

 

Penso, logo, estou na frente

A personalização em tempo real é uma realidade que veio para ficar. As empresas já não procuram responder de forma oportuna às perguntas e comentários de seus visitantes, mas tentam prever suas necessidades e dar uma resposta aos consumidores antes que sejam solicitadas. Desta forma, estão encantando os usuários, com o objetivo de que sejam futuros promotores da marca.

 

 

Qualidade de conteúdo e agilidade: a dupla perfeita

Os sites que vão se destacar em 2016 não são apenas os que fornecem o melhor conteúdo, mas aqueles que o fazem da forma mais ágil e eficiente possível. Isso significa que a maneira que seu site é projetado e a velocidade com que ele carrega são fatores essenciais para transformar seu visitante em um cliente. Afinal, design e velocidade serão, a partir de agora, uma necessidade, não um luxo.

 

Pronto. Agora que você já sabe que 2016 vai trazer muita novidade no ambiente digital, chegou a hora de colocar isso em prática. Estude, busque, inove. Utilizando bons recursos com certeza você consolidará sua marca e verá resultados positivos para o seu negócio.

Afinal, estar fora das tendências de marketing é perder oportunidades. Então, fique de olho e adapte-se.

 


 

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