Logo Megusta Digital
Up na produtividade: torne-se mais eficiente em 6 passos

admin, jun 2016

Aumentar a eficiência da sua empresa pode ser mais fácil do que parece. Pensando nisso, a Me Gusta separou algumas dicas para que você eleve a produtividade dos seus funcionários e, de quebra, melhore os resultados do seu negócio. Acompanhe:

 

MG - Header Produtividade- ly-02

 

Antes de qualquer coisa: defina metas. Faça com que elas sejam rápidas e fáceis de realizar em curto prazo. Distribua o trabalho nos menores pedaços possíveis, assim, ficará mais fácil atribuí-los e gerenciá-los. Algumas empresas permitem que seus funcionários façam sugestões para os objetivos anuais, o que é uma ótima tática para desenvolver responsabilidade pessoal entre os membros da equipe. Assim, irão se sentir mais confiantes na hora de atingir esses objetivos. Além das metas individuais e da empresa, estabeleça também algumas metas compartilhadas, que incentivem a colaboração e o trabalho em equipe.

 

MG - Header Produtividade- ly-03

 

É muito importante comunicar-se com seus colaboradores. Fornecer a eles as informações básicas e a estratégia por trás de cada tarefa é essencial, afinal, bem informados os funcionários ficam muito mais motivos e sentem-se mais envolvidos com os projetos da empresa.
Além disso, todos os componentes da sua equipe devem saber qual o objetivo final, onde vocês querem chegar. Saber pelo que buscar, pelo que comemorar sucesso ao final da jornada é fundamental para que todos considerem-se membros da equipe, conhecendo e entendendo como e por que eles existem dentro da empresa.

 

MG - Header Produtividade- ly-04

 

Nenhum funcionário, ainda que excelente, consegue fazer um bom trabalho sem as ferramentas necessárias. Isso significa que se você precisa aprimorar a produtividade da sua equipe você deve observar o que pode ser adicionado à rotina da sua empresa para que eles consigam fazer o que precisam fazer, da melhor forma. Quando seus colaboradores trabalham com os equipamentos certos, eles também serão mais produtivos. Além disso, existem vários aplicativos gerenciadores de tarefas que podem organizar e otimizar ainda mais o trabalho.

 

MG - Header Produtividade- ly-05

 

Intervalos regulares podem ajudar – e muito – na concentração. Várias pesquisas já concluíram que pausas curtas durante tarefas longas ajudam a manter o nível constante de desempenho. Caso contrário, sua concentração tente a declinar ao longo do trabalho. Portanto, fique atento à hora de parar.

 

MG - Header Produtividade- ly-06

 

Feedbacks são eficazes na hora de capacitar seus funcionários para serem mais confiantes no trabalho e entenderem suas posições em todos os momentos. Reconheça o mais rápido possível as suas realizações, assim poderá abordar mais facilmente questões como as áreas que precisam ser melhoradas ou ajustadas.
Saiba também ouvir as opiniões sobre o que está ou não indo bem. Isso faz com que eles se sintam ouvidos e, ao mesmo tempo, você terá mais noção de como melhorar e satisfazer sua equipe, mantendo-a mais motivada.

 

MG - Header Produtividade- ly-07

 

Oferecer oportunidades para o desenvolvimento pessoal de seus funcionários mostra para a equipe que existem maneiras para avançar. Seus funcionários merecem espaço para assumir novos desafios e responsabilidades, agregando ainda mais valor à empresa e à sua posição de líder, confiando no melhor potencial dos seus funcionários para se tornarem bem sucedidos.

Ficou claro: a produtividade nada mais é do que a soma de muito planejamento e foco. Temos certeza que, com essas dicas, o resultado dessa soma será vantajoso para a sua empresa. O que acha de tentar? Agora é sua vez.

O que achou das nossas dicas?

Quais outras estratégias você conhece para aumentar a produtividade da equipe?

Conte para a gente nos comentários.