Logo Megusta Digital
#4Dicas – Saiba identificar um perfil fake no Instagram

Comunicação, abr 2018

Para aumentar a base de seguidores, conquistar admiração ou formar opiniões, muitas pessoas acabam por criar perfis fakes e se passar por alguém que possui características de influenciador, principalmente no Instagram.  Porém, para identificar esse tipo de perfil, o The Next Web listou uma série de coisas que podem ajudar.

Confira a taxa de engajamento

Para medir a taxa de engajamento, confira a relação entre o número de seguidores, curtidas e comentários. A média desse índice fica em torno de 2,7%, então, qualquer coisa acima disso é razoável. Por exemplo, se alguém possui milhares de seguidores e exibe um número muito baixo de likes, ele pode ter utilizado bots. Outra dica é conferir os nomes de quem está interagindo. Se há muitas contas com números em variações da mesma palavra ou muita gente sem foto, as chances de existir fakes são grandes.

Avalie se a comunidade é ativa

Uma das maneiras de avaliar a veracidade da conta de um influenciador é observar o comportamento da sua comunidade. Se há interações que não passam de duas palavras ou comentários cheios de spam e emojis obscuros, pode desconfiar. O conteúdo genuíno registra uma comunicação menos robótica.

Avalie se o número de seguidores está crescendo

Se em curto período de tempo o crescimento na base de seguidores foi muito alto ou a queda foi muito significativa, pode ser que o perfil falso tenha recebido os bots que havia comprado ou que o Instagram tenha feito uma limpeza na plataforma.

Cuidado com quem você está dando tanta atenção

Essa dica serve tanto para quem está apenas seguindo quanto para quem pretende contratar um influenciador. Digite as hashtags #spon, #sponsored ou #ad no feed em questão e observe os produtos e marcas que essas pessoas apoiaram.