video

O QUE ELE FAZ? PROFISSIONAL DE MÍDIA


A série “O que ele faz?” permite que você conheça mais sobre a função de cada profissional do meio publicitário. Quem é da área sabe bem que em nosso campo existem diversos tipos de talentos, cada qual especializado em tarefas específicas e ideias distintas, em situações que vão desde o lado mais criativo até o mais técnico. Pensando nisso, essa série te ajuda a entender melhor os profissionais que trabalham aqui.

 

Hoje é a vez de saber um pouco mais sobre a rotina do profissional de mídia, função que por muito tempo foi executava pela Jú e, agora, é tarefa da Bell aqui na Me Gusta.

 

MG - Header O que ele faz DA - ly-08

Pra começo de assunto, muita atenção e chimarrão. É assim que começa o dia para o profissional de mídia aqui pela Me Gusta. Até porque estamos falando de uma função essencial para uma agência de propaganda.

Planejar campanhas, manter um bom relacionamento com os veículos, gerar planilhas, elaborar estratégias de comunicação, negociar as melhores oportunidades… Estas são apenas algumas de suas funções.

E nem no nome elas parecem simples, concorda?

 

MG - Header O que ele faz DA - ly-11

 

Basicamente, cabe ao profissional de mídia encaixar as peças solicitadas pelo cliente e criadas pela agência nos horários e veículos, levando sempre em conta alguns aspectos importantíssimos como objetivo da campanha, necessidades e público.

Mas isso não significa que o Mídia fique no aguardo de pedidos. Muito pelo contrário. Um bom profissional encontra as melhores oportunidades e, a partir dela, traça estratégias de comunicação que fazem a diferença na hora de colocar o trabalho na rua.

Saber ler e interpretar as grades de programação de cada veículo é essencial, assim como o público de cada programa e o seu alcance.

 

MG - Header O que ele faz DA - ly-09

 

Existem vários caminhos para se tornar um profissional de Mídia, e nenhum deles representa uma fórmula exata ou está acima das demais. A faculdade de Publicidade e Propaganda, por exemplo, oferece disciplinas na área, que podem ser um bom norte neste sentido. Mas os acadêmicos de Design também adquirem certa experiência acadêmica na área.

Cursar Marketing pode ser um bom caminho, já que é um título que oferece uma visão mais business da propaganda como um todo, o que é essencial para a execução deste papel. Existe, ainda, aquele Mídia autodidata, que por ter trabalhado em TVs e Rádios acaba por adquirir um vasto conhecimento no campo.

Seja qual for o caminho percorrido, o que faz do Mídia um bom profissional é sua capacidade de ler as grades de programação e inserir os conteúdos desejados da melhor forma possível, com o melhor preço e levando em conta sempre a satisfação do cliente, do público e os resultados.

 

MG - Header O que ele faz DA - ly-10

 

Seja proativo. Entenda a programação de cada veículo e busque sempre novas referências e possibilidades. O profissional de mídia não está sujeito à grade, mas sim a grade ao Mídia. Para se manter no ar, qualquer canal necessita de anunciantes. E é aí que entra este profissional. Ele tem a capacidade de, a longo prazo, gerar novas aberturas para os clientes da agência.

É importante estar sempre por dentro, conhecer o que está em alta, entender o que se busca e do que as pessoas estão atrás. O que se vê na TV e ouve na Rádio está em constante mudança, e é papel do Mídia antecipar-se a elas.

Um profissional de Mídia moderno compreende, entende e participa da Criação, gerando uma  espécie de círculo que, quanto mais integrado, melhor há de girar.

 

Quer saber mais sobre o universo das agências?

Fique ligado no nosso blog e em nossas redes sociais.

 

Interessa-se pelo nosso trabalho?

Entre em contato com a Me Gusta!


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *