MG - Capa Blog Borra Café - ly Marketing

Me gusta la sustentabilidad: reutilizando a borra de café


 

No mundo da publicidade e dos negócios, o café é um dos principais coadjuvantes. Líquido sagrado, que ajuda a mover as cabecinhas pensantes de muitos designers, redatores e criadores em geral, essa bebida é, também, uma das favoritas dos brasileiros. Afinal, somos o segundo maior país consumidor desse estimulante no mundo.

Entretanto, quando jogada no lixo, a borra do café se decompõe, liberando gás metano, cujo efeito é 20 vezes mais potente que o CO2 no desequilíbrio do efeito estufa. E isso acontece várias vezes, pois, tanto o café quanto o filtro devem ser trocados a cada nova “maquinada”. Pensando nisso, a Me Gusta separou algumas dicas de reutilização da borra do café. Assim, você e sua empresa tornam-se mais sustentáveis e ganham alguns pontinhos com a mãe natureza.

 

 

Na limpeza da casa

A borra do café pode ser utilizada para diversas funções na limpeza doméstica. Para lavar utensílios de cozinha sujos de gordura e óleo e também clarear a pia e o chão da cozinha, basta misturar o café já usado com algum sabão de sua preferência, esfregando com auxílio de uma bucha.

Para espantar formigas de dentro do seu armário, coloque um pouco de café usado num canto, dentro de um pote. O café repele esses insetos e evita que eles transitem pela sua cozinha. Além disso, quando colocado dentro da geladeira, a borra age contra o mau cheiro, ajudando a eliminá-los.

Ah, o café também funciona como esfoliante: depois da faxina, esfregue um pouco do pó de café usado em suas mãos para deixá-las claras e macias.

 

Na fertilização de plantas

Além de conceder sua energia para o dia-a-dia, o café também é ótimo para potencializar a terra, como fertilizante. Ele torna o solo mais fértil, rico em nutrientes, contribuindo para o bom desenvolvimento das plantas. Isso porque sua composição possui teores razoáveis de nitrogênio (2,3%), potássio (1,26%) e fósforo (0,42%), além de grande quantidade de matéria orgânica que chega até 90,46%.

A borra de café agrega nutrientes importantes para o solo, mas é mais rica em carbono, nitrogênio e matéria orgânica. Sendo assim, não é aconselhável colocá-la direto no solo, pois o processo de decomposição dessa matéria orgânica irá consumir nitrogênio, perdendo, assim, sua função de fertilizante. Uma alternativa para impedir a decomposição é balancear esses nutrientes misturando a borra com outros fertilizantes ou adubos que possuam nitrogênio e sejam mais ricos em potássio e fósforo, como farinha de sangue, farinha de ossos e esterco de animais. Se preferir uma opção totalmente natural, pode misturar a borra com casca de frutas, legumes e ovos triturados, deixando fermentar por aproximadamente 60 dias e, após, aplicando no solo.

 

Na compostagem

A borra de café, se adicionada à pilha de compostagem, auxiliará com a diminuição do odor, deixando mais quente e conservando a umidade. Para uma eficácia completa é recomendável adicionar folhas secas, que evitam o mau cheiro, e serragem, para reduzir a umidade.

 

Como repelente de pragas

Ao usar o repelente químico em suas plantas, ainda que ele seja o mais eficaz no combate às pragas, esse tipo de repelente tem uma sobrevida maior na terra, podendo matar outros insetos que são benéficos para a plantação, além de prejudicar a qualidade da planta. Por isso, utilizar a borra de café como repelente é uma ótima opção, principalmente se você mesmo tiver moído o café, já que, dessa forma, ele se torna ainda mais efetivo no combate às pragas.

 

Para atrair minhocas

Precisando atrair minhocas para seu jardim? A borra de café é perfeita para isso. Adicione, além do café, restos de alimento e serragem. Desse modo, você irá chamar uma leva de minhocas para seu jardim, o que o deixará mais rico e cheio de nutrientes. Além disso, uma dica preciosa: as minhocas adoram borras de café antigas, pois o cheiro de fermentação e de mofo é o preferido delas.

 

Na mudança ou alteração do solo

Se você está pensando em construir ou aumentar um canteiro, ou ainda em consertar alguma seção do seu jardim, a borra de café é uma boa pedida. O solo e a terra devem ser misturados numa proporção de 50/50 e, depois, você deve esperar aproximadamente 60 dias para plantar alguma semente ou vegetal.

 

Gostou das dicas?

O próximo passo só depende de você. Coloque em prática na sua empresa – ou até na sua casa – e adote um desempenho mais sustentável para seu dia-a-dia. A natureza agradece


1 Comentário on Me gusta la sustentabilidad: reutilizando a borra de café

  1. that what really troubles me is when my partner browsing on the net for dirty internet sites similar to: Thats a thing i can NOT deal with, so if any of you is on the market, which has a good sense of humor, can truthfully discuss their inner thoughts and supply a stable atmosphere, and is NOT addicted to online p0rrn then please prepare me a quick incroduttion email, a photo would certainly be appreciated as well. I ll swear you, that it will be the best thing what taken place in your existence, as long you are sincere with me. 18b

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *