5 mitos sobre digital marketing | Me Gusta Marketing Digital

5 mitos sobre marketing digital


O digital marketing é uma das prioridades no investimento dentro da publicidade e propaganda nos últimos anos. É uma forma prática, dinâmica e acessível para empresas de qualquer segmento promoverem seus negócios e manterem contato com clientes e futuros consumidores.

O digital marketing tem o objetivo de promover produtos ou marcas por meio de mídias digitais, proporcionando maneiras de se comunicar com seu público de forma direta, personalizada e nos momentos mais oportunos. Assim, atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade da marca fica mais fácil. Essa vertente do marketing revolucionou a maneira de comunicação entre empresa e público-alvo. Atualmente, apostar nesse meio é uma necessidade. Pois, certamente a maioria do seu público utiliza a internet todos os dias, e algumas mídias tradicionais como televisão e impresso vêm perdendo a força para as novas mídias.

Nessa realidade, o crescimento e mudanças andam juntos. Por isso, alguns profissionais envolvidos na área, como empresários e gestores, passaram a acreditar em mitos e podem estar enganados. Pensando nisso, a Me Gusta separou um top 5 mitos do digital marketing, assim eles não passam despercebidos por ninguém.

1. Investir em digital marketing é caro

O que não falta são questionamentos em relação aos “gastos”, ou melhor, “investimentos” que a empresa fará. Porém, essas ideias são tipicamente dos desacreditados do digital marketing. Vamos pensar, uma empresa investe um bom e generoso valor em propagandas na televisão, no rádio, em outdoor, no jornal, entre outros. De fato, as mídias tradicionais ainda são muito eficientes e poderosas, principalmente para o alcance em massa. No entanto, uma das desvantagens é a imprecisão quanto à mensuração de resultado. Claro, tudo isso também é necessário, mas a questão é que ficar apenas nesse nicho nem sempre é produtivo. Por isso, ter o conhecimento do potencial do digital marketing é importante. Você consegue ter mais controle de todas as métricas necessárias para melhoria da empresa. Logo, economizando, sabendo onde investir e focando no público-alvo da empresa.

2. Quanto mais conteúdo, mais resultado

A publicação diária não é o principal fator que vai determinar o sucesso de uma estratégia, mas sim a publicação periódica. Manter uma periodicidade e planejamentos definidos é muito mais importante. Quantidade é bom, mas a qualidade e relevância de acordo com o job proposto é o principal fator que vai determinar o sucesso. É melhor ter material selecionado, boas ideias, projetos de altíssima qualidade, do que um monte de conteúdo com qualidade duvidosa.

3. Dispositivos móveis não geram conversões

O crescimento do mobile é indiscutível. E presumir que os dispositivos móveis não geram conversões para as empresas é um erro que não podemos nos dar o luxo de cometer. Um sinal disso é a tendência cada vez maior de layouts responsivos e táticas de marketing focadas em aparelhos móveis. Afinal, ninguém está disposto a preencher formulários imensos no seu smartphone, não é mesmo? Por isso, tornar os seus questionários menores e mais rápidos é o primeiro caminho para converter no mobile da melhor maneira e atrair mais usuários.

4. Marketing Digital é igual à propaganda

Marketing digital não é fazer “qualquer coisa” e colocar no Facebook. Enquanto os meios de massa comunicam as mensagens de forma unilateral, o marketing digital ajuda a criar relacionamento, engajamento, reconhecimento de marca e geração leads através de conteúdo relevante. Há muitos planos e ações possíveis de acordo com o público de cada negócio e diversas ferramentas para que se possa atingir esses como seu website, blog, Google AdWords e Facebook Ads. Quanto mais você estruturar essas estratégias com foco nos objetivos da empresa, melhor será o resultado, porque este será mais bem aplicado. Lembrando que o feedback e a interação do usuário são imediatos nas ferramentas do online. Já em uma propaganda convencional, no rádio ou na TV, a anunciante pode não ter dados precisos para mensurar o retorno e nas ferramentas online se pode ter acessos a todas métricas com precisão. Entretanto, em muitos casos, o indicado é utilizar a comunicação integrada. Empregando ações que contemplem diversos canais de comunicação de forma conjunta e estratégica.

5. Tá na moda, tá bombando na rede

Página no Facebook, canal no YouTube, aplicativo mobile, perfil no Instagram ou Pinterest. Uma mídia social que estar super comentada e dando certo na estratégia de uma empresa não significa, necessariamente, que vai dar certo para sua também. É preciso estar online, mas planejar cuidadosamente a sua estratégia e onde investir o seu dinheiro para obter o melhor resultado para o seu negócio, é essencial. Isso vai depender dos objetivos da empresa, do tipo de produto ou serviço, do conceito da marca e, principalmente, de onde o público-alvo está.

O marketing digital evolui rapidamente e as técnicas aplicadas a cada uma dessas ferramentas acompanham esse desenvolvimento. Por isso, os mitos servem de alerta e reflexão para as empresas que estão investindo ou pensam em investir em comunicação.

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Referências:

Mitos do marketing, via Empreendedor

Mitos do marketing digital, via Marketing de Conteúdo

Mitos marketing de conteúdo, via Resultados Digitais

 


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