7 filmes que todo profisssional de comunicação precisa ver | Me Gusta Marketing

7 filmes que todo o profissional da comunicação precisa ver


A área da comunicação abrange profissionais de publicidade e propaganda, marketing, jornalismo e relações públicas. Assim como as produções cinematográficas que retratam histórias, realidades, a comunicação também passa por esses conceitos. Por conta disso, os filmes que tratam sobre a comunicação em geral despertam os mais variados questionamentos, sejam eles agradáveis, ou não. Assistir a filmes, séries ou documentários para quem atua na área ou deseja compreendê-la é um ótimo momento de adquirir mais conhecimento ou levantar as dúvidas que qualquer profissão tem. O cinema já mostrou diversas facetas dos profissionais de comunicação, seja o dia-a-dia, os dilemas enfrentados ou o ambiente em que trabalham.

Pensando nisso, separamos uma lista dos melhores filmes para ver e refletir em cima dos enredos. A importância do censo crítico ao assistir fará a diferença no profissional e sua atuação no seu trabalho. E para os amantes da comunicação é uma ótima opção para observar os diversos eixos dessas profissões. Então, peguem o balde de pipoca, apaguem as luzes e motivem-se com as histórias inspiradoras!

Cidadão Kane (1941)

Esse é o filme #MustHave da listinha de qualquer comunicador, pois é um exemplo de como fazer uma narrativa eficaz.  O longa conta a ascensão de um mito da imprensa americana. De garoto pobre do interior a magnata de um império do jornalismo e da publicidade mundial. Inspirado na vida do milionário William Randolph Hearst.

Todos os Homens do Presidente (1976)

Em 1972, sem ter a menor noção da gravidade dos fatos, um repórter (Robert Redford) do jornal Washington Post inicia uma investigação sobre a invasão de cinco homens na sede do Partido Democrata, que dá origem ao escândalo Watergate (1970) e que teve como consequência a queda do presidente Richard Nixon. Com certeza a narrativa é uma bela aula de jornalismo contemporâneo.

Do que as Mulheres Gostam (2001)

A vontade de todo o publicitário é poder ouvir o que seu público-alvo está pensando, certo? Então, após sobreviver a um grave acidente, o personagem de Mel Gibson, um executivo machista que trabalha em Chicago, misteriosamente passa a ter o dom de ler os pensamentos das mulheres. Inicialmente, ele usa este novo poder para agradar sua chefe, interpretada por Helen Hunt, mas aos poucos começa a conhecer melhor a intimidade das mulheres e começa a mudar seu estilo de vida. Essa comédia mostra a importância de ouvir o outro, melhorando o relacionamento entre cliente (a chefe) e agência (o executivo).

Obrigado por Fumar (2005)

O filme mostra um profissional de comunicação interpretado por Aaron Eckhart em situações desafiadoras e suas estratégias para defender o que parece ser indefensável, o cigarro. O ponto forte da trama é a habilidade que ele tem para contornar os problemas, acima de tudo, um poder de persuasão quase sobrenatural. Ele traduz com perfeição o cenário publicitário atual, onde não é suficiente que um publicitário entenda só de propaganda, tendo a necessidade de  conhecer outras ferramentas disponíveis de marketing.

A Rede Social (2010)

Já ouviu falar no menino que criou a rede social Facebook? Em uma noite de outono, em 2003, Mark Zuckerberg, analista de sistemas graduado em Harvard, se senta em seu computador e começa a trabalhar em uma nova ideia. O sucesso, no entanto, o leva a complicações em sua vida social e profissional. O filme é ideal para entender como essa ferramenta foi idealizada e como esse mecanismo funciona, além disso, compreender a visão do criador dessa rede pode ajudar na criação de ideias e inspirar o empreendedorismo na comunicação.

No (2012)

A obra mostra o papel do publicitário na formação da opinião pública em relação a um tema muito importante para o Chile em 1988: a continuidade de um presidente ou sua substituição. Com poucos recursos e sob a constante observação dos agentes do governo, René Saavedra consegue criar uma campanha consistente que ajuda o país a se ver livre da opressão governamental. O que precisa ser feito para vencer, do ponto de vista publicitário, é fundamental para nossas discussões com clientes, em geral, sobre estratégias de campanha.

O Lobo de Wall Street (2013)

Esse filme mostra fielmente o retrato do capitalismo pós-industrial, no qual vivemos, onde dinheiro, status e luxo nunca são demais. O filme retrata a influência do dinheiro e sua capacidade de corromper e comprar pessoas e pensamentos. A história fala sobre um corretor de ações Jordan Belfort, interpretado por Leonardo DiCaprio, que aos 26 anos já era milionário. Porém, toda sua fortuna era originária de fraudes, corrupção e lavagem de dinheiro. A ideia é mostrar a habilidade de líder que Jordan tem diante da empresa fazendo uma conexão como o profissional de marketing e vendas deve agir. Sendo um bom líder acreditando na sua empresa e equipe, fazendo planejamentos para os clientes, motivando seus colaboradores, o sucesso acontecerá.

Já viu algum desses filmes? O que você tirou de proveito para seu dia-a-dia?

Conte para a gente nos comentários 🙂

Referências:

Tagarela, via Dez filmes obrigatórios para profissionais de comunicação

Revista MKT News, via Filmes que todo o publicitário deveria ver