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A importância da segmentação de público-alvo


No cenário do marketing e da publicidade, a estratégia engloba desde o planejamento ao público-alvo. Décadas atrás, empresas ofertavam e os clientes tinham que se adaptar diante das propostas. Hoje em dia, parece que o jogo virou, não é mesmo? As empresas devem estar atentas às demandas de seu cliente para atendê-lo da melhor forma. Com essa mudança positiva no mercado, o público-alvo é pauta importante para qualquer briefing. Então, para explicar o conceito e entender melhor a importância da segmentação no universo do marketing preparamos esse post.

O que é segmentação de público?

O conceito de segmentação é muito mais complexo do que parece, remetendo a um alvo X. Consiste na seleção de grupos de consumidores com perfis e demandas semelhantes que buscam algo que sua empresa oferece. Compreender que por trás de cada comentário, cada interação nas diversas plataformas e mídias sociais existe uma pessoa, um indivíduo que possui hábitos, histórias, necessidades, desejos e opiniões. Esses grupos podem ser segmentados de diversas formas, entre elas: características demográficas (bairro, cidade, região) e psicográficas (atividade, interesse, opinião), relação consumidor e produto por conta de benefícios e fidelidade, pesquisando as necessidades do público-alvo focando no núcleo familiar ou profissional, por exemplo, e muito mais.

Mas cuidado, os grupos não podem ser largos demais, não focando na abordagem e também não devem ser estreitos, de modo que não seja compensador investir seus esforços. Portanto, entender como se dá o comportamento dos consumidores em seu ambiente e enriquecer este conhecimento com os dados sociais é fundamental para entregar campanhas de engajamento, recompra e fidelização que tenham alto índice de conversão. Além disso, existem aqueles indivíduos que nunca entraram em contato com a sua marca e você precisa atingí-los também. Sendo assim, eles também possuem um tratamento diferenciado.

Use e abuse das personas

A criação de personas, representações fictícias do seu cliente ideal, baseada em dados reais sobre comportamento e características dos seus clientes, é um conceito importante nesse processo de identificação do público. Após pesquisas, possuindo uma base de clientes é possível traçar algumas características comuns entre grupos de consumidores e a partir daí construir perfis de consumidores ideais, ou seja, consumidores que já estão comprando da sua empresa. Obviamente existem outras pessoas como essas que você já atende. E ter um conhecimento profundo sobre a sua base atual pode ajudar a criar mensagens e campanhas que atraiam novos clientes com perfis semelhantes com os seus atuais clientes.

Vale lembrar da diferença entre público-alvo, uma parcela abrangente da sociedade para quem você vende seus produtos ou serviços,  e  persona, representação do seu cliente ideal de forma mais humanizada e mais personalizada.

Por que segmentar?

As empresas que possuem uma estratégia de marketing bem definida passaram a reconhecer a importância e dar a devida atenção aos seus diversos clientes, pois reconhecem que sem eles não há negócios. Por isso, identificar os desejos e necessidades de seus consumidores ou possíveis consumidores torna a comunicação com eles muito mais assertiva. Oferecendo a eles o que gostam, encantando-os nos momentos certos e fazendo com que eles sintam que sua empresa conhece e se preocupa com as suas demandas.

Ao utilizar a segmentação para distribuir o conteúdo da sua marca, você terá muito mais chances de um retorno positivo com as interações por parte de seus seguidores e consumidores. Pessoas diferentes requerem conteúdos diferentes, formas de encantamento diferentes, abordagens diferentes.

Ficou interessado em usar esse conceito na sua empresa ou marca para fazer a diferença no mercado? Entre em contato com a Me Gusta 🙂

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Referências

6 Passos para a segmentação de seu público-alvo

Qual a importância de segmentação do seu público?