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Desenvolvimento: Mobile First


Quanto tempo você passa no Smartphone?

 

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Essa foi a pergunta que a Counterpoint Research fez ao público na pesquisa divulgada na última semana. A importância do desenvolvimento mobile já foi apontada quando o número de acessos à web feitos através do smartphone cresceu a ponto de superar os acessos feitos via desktop, porém, agora temos o tempo como indicativo de que o conceito Mobile First precisa ser adotado.

Segundo os dados divulgados, 26% do público utiliza o celular por mais de 7 horas ao dia e 4% faz o uso por menos de 1 hora. O maior índice, de 29% do público, aponta que as pessoas usam o smartphone entre 3 e 5 horas por dia.

 

Gráfico: média de horas no smartphone

Gráfico: média de horas no smartphone

 

Pensando nisso, as agências digitais passaram a enxergar a importância do conceito de Mobile First, percebendo a necessidade da produção de conteúdo direcionado a essa aplicação, ao invés da adaptação do que é feito para as grandes telas.

 


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Mas o que é importante saber sobre o planejamento de conteúdo mobile?

 

Você precisa pensar em como tornar o seu conteúdo compatível com todos os dispositivos e canais, e para isso, é importante levar em conta alguns fatores.

Design responsivo – É importante que o seu conteúdo se adapte aos diferentes tamanhos de tela dos dispositivos, e para isso você precisa ter um site responsivo. Nada de obrigar o usuário a ampliar o conteúdo para conseguir visualizar, ok?!

Recursos audiovisuais – A navegação móvel pede dinamismo, então não deixe de utilizar vídeos, infográficos, imagens e outros conteúdos audiovisuais. Porém, não esqueça que esses recursos ocupam bastante espaço na tela, utilize-os quando forem relevantes.

Conteúdo compartilhável – Permita que as pessoas possam compartilhar os seus posts nas mídias sociais através de ícones integrados ao site.

Tamanho do conteúdo – Pense estrategicamente e adicione possibilidades. Se você acha que um conteúdo muito longo pode desencorajar o usuário, adicione resumos com a opção de leia mais, ou ainda, ofereça mais de uma versão do conteúdo, uma versão mais curta e uma versão mais aprofundada.

Boa funcionalidade –  A busca por conteúdo nos dispositivos móveis deve obter resultados rápidos a fim de satisfazer a necessidade imediata do usuário. Para que ele tenha uma boa experiência, desenvolva templates limpos, simples e dinâmicos, facilitando a navegação.

 

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Agora que você já conferiu as dicas, bora colocar em prática no seu site? #MegustaPlanejarMobile

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