Logo Megusta Digital
7 hábitos das pessoas emocionalmente inteligentes

admin, nov 2014

Pessoas com alto grau de inteligência emocional tendem a ser melhores no trabalho. Mas quais são esses hábitos que os diferenciam?


 

Leia também: 7 plataformas free para estatísticas em mídias sociais

 Um famigerado olhar sobre o Pelotas Jazz Festival


É cada vez mais aceito que a inteligência emocional é um importante fator para o nosso sucesso e felicidade, não apenas no trabalho, mas em nossas relações e em todas as áreas de nossas vidas. Mas o que diferencia as pessoas emocionalmente inteligentes? Aqui estão 7 hábitos que as pessoas com alto nível de IE tem:

1. FOCO NO POSITIVO

Enquanto não ignoram as más notícias, pessoas emocionalmente inteligentes têm a consciente decisão de não gastar muito tempo e energia em problemas. Em vez disso, eles olham o que é positivo na situação e procuram por soluções. Essas pessoas se concentram no que elas são capazes de fazer e naquilo que está dentro do seu controle.

2. ELES CERCAM-SE DE PESSOAS POSITIVAS

Pessoas com alto grau de inteligência emocional não desperdiçam muito tempo ouvindo as pessoas reclamarem e evitam pessoas negativas. Eles são conscientes de que pessoas negativas são um dreno de energia e não permitem que essas pessoas esgotem sua vitalidade.

Pessoas emocionalmente inteligentes usam seu tempo com outras pessoas que são positivas e que olham para o lado bom da vida. Você pode identificar essas pessoas sorrindo e rindo muito e atraindo outras pessoas positivas. Seu calor, abertura e atitude solidária levam os outros a considerá-los mais confiáveis.

3. ELES SÃO CAPAZES DE ESTABELECER LIMITES E SEREM RÍGIDOS QUANDO NECESSÁRIO

Seu jeito amigável e sua natureza aberta podem fazer com que eles pareçam ingênuos para alguns, mas pessoas com alto quociente de IE estão aptas a estabelecerem limites e afirmarem-se quando necessário. Eles mostram educação e consideração, mas ao mesmo tempo, mantêm-se firmes.

4. ELES TÊM O PENSAMENTO NO FUTURO E ESTÃO DISPOSTOS A DEIXAR O PASSADO PARA TRÁS

Pessoas com alto grau de inteligência emocional se ocupam em pensar possibilidades para o futuro e não gastam muito tempo pensando nas coisas que não deram certo no passado. Eles aprendem com as falhas e aplicam este aprendizado adiante. Eles nunca vêm as falhas como algo permanente ou como um reflexo de si mesmos.

5. ELES SEGUEM CAMINHOS PARA FAZER A VIDA MAIS DIVERTIDA, FELIZ E INTERESSANTE

Seja no trabalho, em casa ou com os amigos, pessoas emocionalmente inteligentes sabem o que lhes faz feliz e olham para as oportunidades que expandem a diversão. Eles têm o prazer e a satisfação de ver os outros felizes e realizados e fazem tudo o que podem para alegrar o dia das pessoas ao seu redor.

6. ELES ESCOLHEM COMO GASTAR SUA ENERGIA COM SABEDORIA

Enquanto essas pessoas esclarecidas deixam o passado para trás quando algo não sai conforme o esperado, eles também sabem deixar de lado os conflitos envolvendo os outros. Pessoas emocionalmente inteligentes não guardam rancor pelo tratamento que receberam de outras pessoas, porém usam o incidente para criar consciência de como não deixar isso acontecer novamente. “Engane-me uma vez, vergonha minha. Engane-me duas vezes, vergonha sua” (da expressão em inglês “Fool me once, shame on you, fool me twice, shame on me,”) é o seu lema. Embora indo adiante e perdoando, eles não esquecem e não são susceptíveis a aceitar que se aproveitem deles novamente em um mesmo conjunto de circunstâncias.

7. CRESCEM E APRENDEM CONSTANTEMENTE EM BUSCA DE INDEPENDÊNCIA

Pessoas com alto quociente emocional são alunos durante toda a vida, constantemente crescendo, abertos a novas ideias e sempre dispostos a aprender com os outros. São pensadores críticos, estão abertos a mudar sua mente se alguém apresenta uma ideia que caiba melhor. Enquanto são abertos às ideias de outros e continuamente absorvem novas informações, eles confiam em si mesmos e em seu julgamento para tomar as melhores decisões.

 ~ Artigo traduzido do inglês ~ Fonte: http://www.fastcompany.com

 


Leia também: 7 plataformas free para estatísticas em mídias sociais

 Um famigerado olhar sobre o Pelotas Jazz Festival