Logo Megusta Digital
Time to show yourself: 7 dicas para montar seu portfólio online

admin, maio 2016

Portfólios são a melhor maneira para expor seus trabalhos. Investir em marketing pessoal pode mudar muito a carreira de um profissional, afinal, é através dele que futuros empregadores irão analisar a qualidade do seu trabalho, suas habilidades, formação, experiências e decidir ou não por contratá-lo. Mas, os dias de hoje não nos permitem mais andar por aí com pastas cheias de conteúdos impressos. Estamos na era digital e ter um portfólio online é indispensável.

Mas, tudo bem, começaremos por partes. Antes de tudo, você sabe a importância de ter um portfólio online?

 

Show yourself

Mostre sua identidade, seu jeito de fazer. Assim, seu cliente poderá imaginar o que esperar de você, aumentando suas chances de ser contratado. Em um mercado tão saturado, é bom ter um portfólio online capaz de diferenciar você de amadores.

 

O poder da confiança

O portfólio é um tipo de garantia. Para o seu novo empregador, é muito importante ler qualificações e recomendações sobre seu trabalho. Assim, ele se sentirá mais confiante em relação a você, aumentando sua credibilidade como profissional.

Pensando nesses fatores extremamente importantes, os profissionais da Me Gusta separaram com muito cuidado algumas dicas para ajudar você a montar o portfólio dos sonhos. Acompanhe:

 

Antes de mais nada: xô preguiça!

Para aqueles que acreditam que fazer o próprio portfólio é muito trabalhoso e que tomará muito tempo e esforço, reforçaremos: é verdade.

Contudo, é preciso dar o primeiro passo para que o projeto se desenvolva. Às vezes é necessário usar suas horas vagas para se dedicar a esse trabalho. É por uma boa causa e valerá muito a pena ao longo do tempo.

Alguns profissionais acreditam que trabalhar para si é péssimo. Desencane disso, veja como um desafio. Experimente, erre, refaça. Lembre-se do velho clichê: só errando que se aprende.

 

Organize-se

Caso o seu problema seja a falta de tempo, organize-se. Reserve uma hora do seu dia para focar apenas no seu portfólio. Dentro de um mês você terá aproximadamente vinte horas de trabalho aplicadas à você. Isso lhe trará recompensas durante muito tempo.

 

Fale sobre você, mas na medida certa

Falar sobre você é essencial. Comente sobre suas qualificações, experiências e formação. Ofereça também links para contato, facilitando a vida do seu possível contratante. Não seja formal ou informal demais, encontre seu equilíbrio. A medida certa para se apresentar, mas sem tirar o foco do que realmente importa: o seu trabalho, na prática.

 

Alimente os olhos

De todo o processo de criação, a parte que você mais deve se atentar é a escolha dos trabalhos a serem apresentados. Portanto, é melhor tomar cuidado. Primeiro: a qualidade deve estar acima da quantidade. Escolha apenas trabalhos nos quais você acredita mostrar o seu maior potencial, os que tiveram maior repercussão. Opte pelas coisas das quais você se orgulha e quer ser reconhecido.

Use imagens impactantes, que realcem seu trabalho. Apresente três ou quatro por projeto. Você pode produzir as imagens ou aplicar seus trabalhos à mockups, que podem ser encontrados na internet. O importante é mostrá-lo.

Caso você esteja com poucos trabalhos, não se desespere. Você pode investir nos projetos experimentais para compor seu portfolio. Ah, aproveite a situação para oferecer seus serviços para instituições de caridade e ONG’s. Assim você beneficia ambos os lados! 🙂

 

Extra! Extra! 

E para ajuda-lo ainda mais a dar o primeiro passo, separamos algumas das melhores plataformas para você expor o seu trabalho. Dê uma olhada:

  • Behance: Um sistema de hospedagem de conteúdo que também funciona como uma rede social para criativos das mais diversas áreas.
  • Carbonmade: Um site simples permite a criação de um portfólio com design padrão, mas com layouts personalizáveis.
  • Designrelated: A rede funciona como um sistema de hospedagem de conteúdo bem parecida ao Behance, mas é indicado para profissionais mais experientes  e tem foco no design.
  • Dunked: O site possibilita a criação de portfólios personalizados, layout responsivo, sem a necessidade de domínio de códigos e programação. É possível editar o conteúdo dos templates, inserir logo, cores e tipografia, utilizando as opções pré-definidas oferecidas pelo site.

 

Animado para montar seu portfólio? Experimente, teste. Depois envie seu portfólio aqui para a Me Gusta e participe do nosso banco de talentos. Estamos sempre em busca de novas mentes pensantes. 🙂

 

Se interessa pelo nosso trabalho?

Entre em contato com a Me Gusta Digital!